sábado, 31 de julho de 2010

Curtas de Animação I

Abaixo, seguem algumas imagens que apresentam os criadores e aspectos da produção dos curta-metragens exibidos na última seção do Anima Rural.
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.Chris Lavis e Maciek Szczerbowski, os criadores de Madame Tutli-Putli (2007), produzido pelo National Film Board do Canadá. O processo de criação da animação pode ser visto no site dessa intituição (cf. link)
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Essa montagem foi feita a partir do animatic de Madame Tutli-Putli (trechos estão diponíveis no Youtube) e ilustra o conceito visual que, segundo os autores, teria dado origem ao curta.
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Em Madame Tutli-Putli, Lavis e Szczerbowski empregaram sobretudo os procedimentos tradicionais da animação stop motion. Efeitos computadorizados foram inseridos na pós-produção, notadamente os olhos da personagem principal.
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Joan C. Gratz filmando Mona Lisa Descending a Staircase (1992). Tendo trabalhado para os estúdios de Will Winton, Gratz desenvolveu, em seus filmes autorais, uma original técnica de animação, na qual massinhas coloridas são empregadas não para construir personagens em 3D, mas sim para "pintar" sobre uma superfície plana.
Fonte: Animation Now, de Animundi & Jules Wiederman, Taschen Press, 2006, p. 141.
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Essa foto permite perceber a fatura dos trabalhos de Gratz, que evoca algo da técnica da pintura em encáustica
Fonte: Animation Now, de Animundi & Jules Wiederman, Taschen Press, 2006, p. 142-143.
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Fotogramas da sequência de abertura de Mona Lisa Descending a Staircase, que ilustram o processo de metamorfose caleidoscópica das imagens, que se encontra na base da animação
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Michael Dudok de Wit, criador de Father and daughter (2000), em seu estúdio: os exemplares de caligrafia oriental na parede de fundo "traem" uma de suas principais influências.
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O trabalho dos chamados pintores zen é outra fonte de inpiração declarada por Dudok de Wit. Na imagem dois exemplos: Seis caquis, de Mu-Ch'i (1200-1274), e Retrato do poeta Li Bai, de Liang K'ai (final séc. XII - início séc. XIII), ambos pintados no século XIII.
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A alameda em Middelharnis, pintada em 1669 por Meindert Hobbema (1638-1709) e um fotograma de Father and Daughter (2000): outra fonte importante de inspiração para Father and Daughter foi o aspecto natural do campo holandês, motivo que atraiu o interesse dos pintores desse país desde o século XVII.
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Bill Plymptom, realizador de Guard Dog (20004), expõe seu "Dogma": fazer desenhos curtos, baratos e divertidos.
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Plymptom trabalha normalmente sozinho, lançando mão de técnicas de animação relativamente simples, como desenho à lapis colorido sobre papel.
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Ao contrário dos usuais 24 fotogramas por segundo, Plymptom tende a realizar uma taxa bem menor de desenhos para cada segundo de seus filmes. Habilmente utilizados, os seis fotogramas de Guard Dog acima mostrados ocupam diversos segundos da animação, sem que a sua fluência fique comprometida.
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Aleksandr Petrov, o realizador da premiadíssima versão animada de The Old Man and the Sea (1999), novela de Ernest Hemingway: sua técnica se baseia em pinturas realizadas com veladuras translúcidas de tinta à óleo sobre superfícies de vidro, utilizando instrumentos usuais (dedo, pincel, etc).
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Esboçado em papel e depois detalhado com tinta na superfície do vidro, um fotograma do curta Mermaid (1997) é seguidamente retocado por Petrov, que, de maneira progressiva, apaga e refaz as partes a serem animadas. Outros fotogramas que registram as mudanças na imagem de base vão sendo tirados durante o processo.
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Fotograma de Mermaid, no qual é possível ver melhor o grau de resolução das pinturas de Petrov.
Fonte: Animation Now, de Animundi & Jules Wiederman, Taschen Press, 2006, p. 24.

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