segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gerald Scarfe: Animações

Gerald Anthony Scarfe nasceu em St John's Wood, Londres, em 1 jun. 1936. Após um breve período no Royal College of Art de Londres, ele se estabeleceu como cartunista satírico, trabalhando para revistas como Punch e Private Eye, e, em 1967, começou uma longa associação com o Sunday Times, como cartunista político, e também realizando reportagens no Vietnã, no Oriente Médio, Índia e Irlanda do Norte.
.
O envolvimento de Scarfe com o cinema de animação remonta, ao menos, ao início dos anos 1970, quando realizou o curta-metragem Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (1971). Outros trabalhos no gênero incluem as seqüências de animação para os longa-metragens Pink Floyd The Wall (1982) e Hercules (1997), dos estúdios de Walt Disney. Na televisão, Scarfe criou as sequências de títulos de abertura para as séries de comédia Yes Minister e Yes Prime Minister. A presente sessão de Anima Rural aborda a produção animada de Scarfe, com destaque para a sua parceria de longa data com a banda de rock inglesa Pink Floyd.
.
Foto de Geralf Scarfe, cercado por alguns de seus cartoons
.
A visão de Scarfe a respeito dos EUA parece ambivalente. Nesse sentido, a ácida crítica ao way of  life estadunidense, presente em  Long Drawn-Out Trip, necessitaria ser contraposta, por exemplo, à uma declaração como a seguinte: "Eu sempre fui muito afeiçoado pelos Estados Unidos, quando eu estava crescendo aqui na Inglaterra, nos anos '50s e '60s. A Inglaterra era incrivelmente tediosa e tudo de excitante parecia estar na América. Lá você tinha filmes, você tinha Elvis Presley, você tinha Cadilacs, você tinha um estilo de vida, enquanto nós, na Inglaterra, depois da guerra, na parte final da década de 1940, estávamos em uma época difícil, tentando nos reerguer, e os '50s foram tempos bem austeros. Então, eu sempre amei os Estados Unidos, e, desde que fui para Nova York, no início dos '60s,  sempre tinha uma grande afeição - certamente por Nova York ou Los Angeles". (Trecho de A Long Drawn-Out Trip: An Interview with Gerald Scarfe.  Disponível em:  <http://www.rogerwaters.org/22/scarfeint.html>. Acesso em 1 jun. 2012. Tradução livre)
.
“A magia da animação é que você pode [...] transformar [morph] uma coisa em outra” (Trecho de A Long Drawn-Out Trip: An Interview with Gerald Scarfe.  Disponível em:  <http://www.rogerwaters.org/22/scarfeint.html>. Acesso em 1 jun. 2012. Tradução livre)
.
Diálogos com a arte "pós-moderna"?
(a) Fotograma de Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (c. 1971), de Gerald Scarfe
(b) ROY LICHTENSTEIN (1923-1997): Pato Donald, 1958. Tinta da India sobre papel.
.
Diálogos com a arte "pós-moderna"?
(a) Fotograma de Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (c. 1971), de Gerald Scarfe
(b) ANDY WARHOL (1928-1987): Oito Elvis, 1963. Silkscreen sobre tela. 
.
Diálogos com a arte "pós-moderna"?
(a) Fotograma de Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (c. 1971), de Gerald Scarfe
(b) DAVID HOCKNEY (n. 1937): Pintura de uma piscina de Hollywood, 1964. Acrílica sobre tela.
.
Diálogos com a arte "pós-moderna"?
(a) Fotograma de Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (c. 1971), de Gerald Scarfe
(b) RICHARD PRINCE (n. 1949): Sem título (Cowboy), 1989. Impressão.
.
Caricatura dos membros da formação "clássica" de Pink Floyd (Richard Wright, David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason), por Gerald Scarfe, out. 1974: a parceria do cartunista com a banda remonta a meados da década de 1970.
.
Fotograma da animação de Gerald Scarfe para Welcome to the Machine
segunda música do álbum  Wish You Were Here (1975) de Pink Floyd.
.
Capa de The Wall (1979), de Pink Floyd: a parceria de Scarfe com os músicos de Pink Floyd conhece um ponto alto com a produção do 11o. álbum da banda.
.
.
Além de desenhar a capa de The Wall, Scarfe esteve envolvido com as versões do álbum para os palcos, concebendo elementos de cena e sequências animadas, que eram projetadas durante as performances. Recentemente, ele voltou a colaborar com Roger Waters, na nova turnê de The Wall, ilustrada acima por instantâneos de dois shows na Espanha e na Holanda.
.
Poster para Pink Floyd The Wall (1982), longa-metragem dirigido por Alan Parker: 
Scarfe também colaborou, como diretor das sequências animadas, da famosa versão cinematográfica do álbum.
.
“Penso que quando eu estava trabalhando nas imagens de The Wall, havia um propósito político lá, por trás delas. De fato, não era especificamente contra qualquer governo ou personalidades em particular, mas era contra O Sistema, um sistema” (Trecho de depoimento de Gerald Scarfe em Animation Nation - Something to Say. BBC Four, 2005. Tradução livre)
. 
Fotograma de Pink Floyd The Wall (1982): “The Trial”
.
“Quando tive que criar algo para as forças da opressão, tentei pensar em algo inflexível, algo implacável, algo sem reflexão, algo que fosse cego para qualquer tipo de sentimento. Depois de um tempo, a imagem do martelo tornou-se muito óbvia para mim” (Trecho de depoimento de Gerald Scarfe em Animation Nation - Something to Say. BBC Four, 2005. Tradução livre)
.
Arthur Valle

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Propaganda Animada Soviética

A Revolução Russa de 1917 dividiu o mundo em dois campos ideológicos conflitantes: capitalista e comunista. Nas sete décadas seguintes, os comunistas travaram uma guerra de palavras e imagens contra os seus inimigos capitalistas. Seus objetivos: capturar os corações e as mentes dos cidadães soviéticos; incitá-los contra os inimigos, reputados como  exploradores cruéis e impiedosos; cooptar as massas para o Estado comunista, apresentado-o como dirigido por camponeses e trabalhadores que se preocupavam com o bem-estar de todos, garantindo saúde, educação e emprego.
.
De 1924 à Perestroika, introduzida no governo Mikhail Gorbachev, em 1985, a antiga URSS produziu mais de 4 dezenas de filmes animados de propaganda.  Anti-Estados Unidos da América, anti-imperialistas,  anti-capitalistas e/ou anti-fascistas, essas animações apresentavam a mensagem do Estado soviética de forma clara e persuasiva,  promovendo uma visão formatada da história e da política internacionais. Na presente seção de Anima Rural, apresentaremos oito curta-metragens, notadamente da série de DVD's Animated Soviet Propaganda, produzidos por alguns dos mais talentosos diretores e animadores soviéticos, em renomados estúdios como o Soyuzmultfilm, de Moscou.
.
Animated Soviet Propaganda: From the October Revolution to Perestroika, 1924-1984:
American ImperialistsThe fascist barbariansCaptitalist Sharks
Jove, Soyuzmultfilm; distribuído por Kino / P&B + Cor/ 6 horas
.
“[...] de todas as artes, para nós o cinema é a mais importante” - Trecho de conversação 
de Vladimir Ilyich Lenin com Anatoly Vasilyevich Lunacharsky, abril de 1919
..
Fotogramas de Preto e Branco, 1933 (fragmentos), Direção: I. Ivanov-Vano e L. Amalrik (Mezrabpomfilm): Baseado no poema homônimo de Vladimir Mayakovsky, a animação incide sobre o racismo e sobre a exploração dos trabalhadores no mundo capitalista
.
Foto de Vladimir Vladimirovitch Mayakovsky (1893-1930) e trecho de seu poema Preto e Branco (1925), em tradução para o inglês de Isidor Schneider (In:  American Quarterly on the Soviet Union, jul. 1940).
.
Fotogramas dos "posters políticos" O que Hitler Quer e Um Poderoso Aperto de Mão (1941, Soyuzmultfilm): Típicas representações grotescas e caricaturizadas de Adolf Hitler
.
(a) Fotograma de 25 de Outubro, O Primeiro Dia, 1968, Direção: Yuri Norshtein, Arkadiy Tyurin (Soyuzmultfilm) e (b) Menina correndo em um balcão, 1912, óleo sobre tela do italiano Giacommo Balla (1871-1958): Mistura de ideário revolucionário e estética das 'vanguardas' do início do século XX
.
(a) Fotograma de 25 de Outubro, O Primeiro Dia, 1968, Direção: Yuri Norshtein, Arkadiy Tyurin (Soyuzmultfilm) e (b) Alemanha: Um Conto de Inverno, 1917-19, óleo sobre tela do alemão George Grosz (1893-1959): Mistura de ideário revolucionário e estética das 'vanguardas' do início do século XX
.
Fotogramas de Ave Maria, 1972, Direção: I. Ivanov-Vano (Soyuzmultfilm): Segundo  membros do Soyuzmultfilm, a animação, do início dos anos 1970, refletiria o pensamento comunista contemporâneo - francamente crítico - sobre a igreja católica e sobre o envolvimento dos EUA no Vietnã
.
Fotogramas de Estande de tiro, 1979, Direção: Vladimir Tarasov (Soyuzmultfilm): Baseado em uma peça do dramaturgo Viktor Slavkin, a animação mostra um jovem estadunidense desempregado e sua esposa, que conseguem trabalho como alvos-vivos em um estande de tiro. Alegoria do "way of life" estadunidense?
.
Fã d'O Apanhador em Campo de Centeio (1951), do escritor estadunidense de J. D. Salinger, V. Tarasov teria concebido o personagem principal de Estande de tiro à imagem do emblemático Holden Caulfield
.
Arthur Valle

Cinema de Animação & Política

.
Dias 31 de maio e 1 de junho - 
Auditório Hilton Salles, P1 / UFRRJ - Campus Seropédica

quinta-feira, 22 de março de 2012

Medo(s) do escuro (Peur(s) du noir, França 2007)

Direção: Blutch Charles Burns, Marie Caillou, Pierre Di Sciullo, Lorenzo Mattotti, Richard McGuire  
.
Roteiro: Blutch, Charles Burns, Pierre Di Sciullo, Jerry Kramski, Richard McGuire, Michel Pirus, Romain Slocombe
.
http://www.imdb.com/title/tt0792986/
.
Sinopse: Assustadores curtas-metragens em preto & branco, animados em diferentes estilos, apelam para nosso(s) medo(s) do escuro.
.
Dia 27 de março, às 15 hs e 19 hs - Auditório Hilton Salles, P1 / UFRRJ - Campus Seropédica