Gerald Anthony Scarfe nasceu em St John's Wood, Londres, em 1 jun. 1936. Após um breve período no Royal College of Art de Londres, ele se estabeleceu como cartunista satírico, trabalhando para revistas como Punch e Private Eye, e, em 1967, começou uma longa associação com o Sunday Times, como cartunista político, e também realizando reportagens no Vietnã, no Oriente Médio, Índia e Irlanda do Norte.
.
O envolvimento de Scarfe com o cinema de animação remonta, ao menos, ao início dos anos 1970, quando realizou o curta-metragem Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (1971). Outros trabalhos no gênero incluem as seqüências de animação para os longa-metragens Pink Floyd The Wall (1982) e Hercules (1997), dos estúdios de Walt Disney. Na televisão, Scarfe criou as sequências de títulos de abertura para as séries de comédia Yes Minister e Yes Prime Minister. A presente sessão de Anima Rural aborda a produção animada de Scarfe, com destaque para a sua parceria de longa data com a banda de rock inglesa Pink Floyd.
.
Foto de Geralf Scarfe, cercado por alguns de seus cartoons
.
A visão de Scarfe a respeito dos EUA parece ambivalente. Nesse sentido, a ácida crítica ao way of life estadunidense, presente em Long Drawn-Out Trip, necessitaria ser contraposta, por exemplo, à uma declaração como a seguinte: "Eu sempre fui muito afeiçoado pelos Estados Unidos, quando eu estava crescendo aqui na Inglaterra, nos anos '50s e '60s. A Inglaterra era incrivelmente tediosa e tudo de excitante parecia estar na América. Lá você tinha filmes, você tinha Elvis Presley, você tinha Cadilacs, você tinha um estilo de vida, enquanto nós, na Inglaterra, depois da guerra, na parte final da década de 1940, estávamos em uma época difícil, tentando nos reerguer, e os '50s foram tempos bem austeros. Então, eu sempre amei os Estados Unidos, e, desde que fui para Nova York, no início dos '60s, sempre tinha uma grande afeição - certamente por Nova York ou Los Angeles". (Trecho de A Long Drawn-Out Trip: An Interview with Gerald Scarfe. Disponível em: <http://www.rogerwaters.org/22/scarfeint.html>. Acesso em 1 jun. 2012. Tradução livre)
.
“A magia da animação é que você pode [...] transformar [morph] uma coisa em outra” (Trecho de A Long Drawn-Out Trip: An Interview with Gerald Scarfe. Disponível em: <http://www.rogerwaters.org/22/scarfeint.html>. Acesso em 1 jun. 2012. Tradução livre)
.
Diálogos com a arte "pós-moderna"?
(a) Fotograma de Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (c. 1971), de Gerald Scarfe
(b) ROY LICHTENSTEIN (1923-1997): Pato Donald, 1958. Tinta da India sobre papel.
.
Diálogos com a arte "pós-moderna"?
(a) Fotograma de Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (c. 1971), de Gerald Scarfe
(b) ANDY WARHOL (1928-1987): Oito Elvis, 1963. Silkscreen sobre tela.
.
Diálogos com a arte "pós-moderna"?
(a) Fotograma de Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (c. 1971), de Gerald Scarfe
(b) DAVID HOCKNEY (n. 1937): Pintura de uma piscina de Hollywood, 1964. Acrílica sobre tela.
.
Diálogos com a arte "pós-moderna"?
(a) Fotograma de Long Drawn-Out Trip: Sketches from Los Angeles (c. 1971), de Gerald Scarfe
(b) RICHARD PRINCE (n. 1949): Sem título (Cowboy), 1989. Impressão.
.
Caricatura dos membros da formação "clássica" de Pink Floyd (Richard Wright, David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason), por Gerald Scarfe, out. 1974: a parceria do cartunista com a banda remonta a meados da década de 1970.
.
Fotograma da animação de Gerald Scarfe para Welcome to the Machine,
segunda música do álbum Wish You Were Here (1975) de Pink Floyd.
.
Capa de The Wall (1979), de Pink Floyd: a parceria de Scarfe com os músicos de Pink Floyd conhece um ponto alto com a produção do 11o. álbum da banda.
.
.
Além de desenhar a capa de The Wall, Scarfe esteve envolvido com as versões do álbum para os palcos, concebendo elementos de cena e sequências animadas, que eram projetadas durante as performances. Recentemente, ele voltou a colaborar com Roger Waters, na nova turnê de The Wall, ilustrada acima por instantâneos de dois shows na Espanha e na Holanda.
.
Poster para Pink Floyd The Wall (1982), longa-metragem dirigido por Alan Parker:
Scarfe também colaborou, como diretor das sequências animadas, da famosa versão cinematográfica do álbum.
.
“Penso que quando eu estava trabalhando nas imagens de The Wall, havia um propósito político lá, por trás delas. De fato, não era especificamente contra qualquer governo ou personalidades em particular, mas era contra O Sistema, um sistema” (Trecho de depoimento de Gerald Scarfe em Animation Nation - Something to Say. BBC Four, 2005. Tradução livre)
.
Fotograma de Pink Floyd The Wall (1982): “The Trial”
.
“Quando tive que criar algo para as forças da opressão, tentei pensar em algo inflexível, algo implacável, algo sem reflexão, algo que fosse cego para qualquer tipo de sentimento. Depois de um tempo, a imagem do martelo tornou-se muito óbvia para mim” (Trecho de depoimento de Gerald Scarfe em Animation Nation - Something to Say. BBC Four, 2005. Tradução livre)
.
Arthur Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário