quinta-feira, 7 de junho de 2012

Propaganda Animada Soviética

A Revolução Russa de 1917 dividiu o mundo em dois campos ideológicos conflitantes: capitalista e comunista. Nas sete décadas seguintes, os comunistas travaram uma guerra de palavras e imagens contra os seus inimigos capitalistas. Seus objetivos: capturar os corações e as mentes dos cidadães soviéticos; incitá-los contra os inimigos, reputados como  exploradores cruéis e impiedosos; cooptar as massas para o Estado comunista, apresentado-o como dirigido por camponeses e trabalhadores que se preocupavam com o bem-estar de todos, garantindo saúde, educação e emprego.
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De 1924 à Perestroika, introduzida no governo Mikhail Gorbachev, em 1985, a antiga URSS produziu mais de 4 dezenas de filmes animados de propaganda.  Anti-Estados Unidos da América, anti-imperialistas,  anti-capitalistas e/ou anti-fascistas, essas animações apresentavam a mensagem do Estado soviética de forma clara e persuasiva,  promovendo uma visão formatada da história e da política internacionais. Na presente seção de Anima Rural, apresentaremos oito curta-metragens, notadamente da série de DVD's Animated Soviet Propaganda, produzidos por alguns dos mais talentosos diretores e animadores soviéticos, em renomados estúdios como o Soyuzmultfilm, de Moscou.
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Animated Soviet Propaganda: From the October Revolution to Perestroika, 1924-1984:
American ImperialistsThe fascist barbariansCaptitalist Sharks
Jove, Soyuzmultfilm; distribuído por Kino / P&B + Cor/ 6 horas
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“[...] de todas as artes, para nós o cinema é a mais importante” - Trecho de conversação 
de Vladimir Ilyich Lenin com Anatoly Vasilyevich Lunacharsky, abril de 1919
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Fotogramas de Preto e Branco, 1933 (fragmentos), Direção: I. Ivanov-Vano e L. Amalrik (Mezrabpomfilm): Baseado no poema homônimo de Vladimir Mayakovsky, a animação incide sobre o racismo e sobre a exploração dos trabalhadores no mundo capitalista
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Foto de Vladimir Vladimirovitch Mayakovsky (1893-1930) e trecho de seu poema Preto e Branco (1925), em tradução para o inglês de Isidor Schneider (In:  American Quarterly on the Soviet Union, jul. 1940).
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Fotogramas dos "posters políticos" O que Hitler Quer e Um Poderoso Aperto de Mão (1941, Soyuzmultfilm): Típicas representações grotescas e caricaturizadas de Adolf Hitler
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(a) Fotograma de 25 de Outubro, O Primeiro Dia, 1968, Direção: Yuri Norshtein, Arkadiy Tyurin (Soyuzmultfilm) e (b) Menina correndo em um balcão, 1912, óleo sobre tela do italiano Giacommo Balla (1871-1958): Mistura de ideário revolucionário e estética das 'vanguardas' do início do século XX
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(a) Fotograma de 25 de Outubro, O Primeiro Dia, 1968, Direção: Yuri Norshtein, Arkadiy Tyurin (Soyuzmultfilm) e (b) Alemanha: Um Conto de Inverno, 1917-19, óleo sobre tela do alemão George Grosz (1893-1959): Mistura de ideário revolucionário e estética das 'vanguardas' do início do século XX
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Fotogramas de Ave Maria, 1972, Direção: I. Ivanov-Vano (Soyuzmultfilm): Segundo  membros do Soyuzmultfilm, a animação, do início dos anos 1970, refletiria o pensamento comunista contemporâneo - francamente crítico - sobre a igreja católica e sobre o envolvimento dos EUA no Vietnã
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Fotogramas de Estande de tiro, 1979, Direção: Vladimir Tarasov (Soyuzmultfilm): Baseado em uma peça do dramaturgo Viktor Slavkin, a animação mostra um jovem estadunidense desempregado e sua esposa, que conseguem trabalho como alvos-vivos em um estande de tiro. Alegoria do "way of life" estadunidense?
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Fã d'O Apanhador em Campo de Centeio (1951), do escritor estadunidense de J. D. Salinger, V. Tarasov teria concebido o personagem principal de Estande de tiro à imagem do emblemático Holden Caulfield
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Arthur Valle

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